KLINGER News
- KLINGER
- |
- KLINGER News
- |
- Materiais para vedação: Conheça...
Conheça os mais utilizados na indústria
Os materiais de vedação são componentes indispensáveis nos diversos setores da indústria, uma vez que são responsáveis por impedir o vazamento de fluidos entre trechos de tubulação e equipamentos. Na indústria, o sucesso de um processo produtivo, dependente diretamente do correto funcionamento de todos os elementos e, os materiais de vedação, são partes fundamentais nessa operação.
COMO ESCOLHER O MATERIAL DE VEDAÇÃO MAIS ADEQUADO
Em processos industriais não é raro que ocorram vazamentos entre as junções das tubulações, de linhas de produção e equipamentos em geral. Esse problema tem como consequência, além de paradas não programadas para manutenção e atrasos em entregas, também o grave risco de acidentes de trabalho, devido a possibilidade de o vazamento atingir pessoas que estejam ao redor do local. Outros fatores bastante relevantes são a contaminação do ambiente e perda de fluidos por vazamento que muitas vezes são matéria prima ou produto final.
Infortúnios como estes ocorrem devido a instalações que não seguem as boas práticas, fim da vida útil dos materiais de vedação ou mesmo por utilização de produto inadequado em determinada aplicação.
Para mitigar problemas deste aspecto, algumas precauções devem ser tomadas ao selecionar o material de vedação:
• Tipo de equipamento: Para correta seleção do material é necessária a informação do tipo de equipamento onde a junta será instalada, pois cada equipamento tem um tipo de material de vedação adequado à sua aplicação;
• Fluido: Corrosões e outras reações químicas ocorrem quando não há compatibilidade entre os elementos presentes no sistema, portanto indicar o fluido que terá contato com a vedação é fator imprescindível para determinar o material a ser aplicado. Para cada tipo de fluido, seja líquido ou gasoso, existe um tipo de vedação específica;
• Temperatura: Os riscos dentro do sistema de vedação devem sempre ser analisados. Por este motivo, atentar-se a temperatura em que o fluido está operando é imprescindível, uma vez que o material de vedação aplicado deve suportar a temperatura de trabalho, a escolha deve ser mais prudente conforme mais elevada for a temperatura do material;
• Pressão: Considerando que quanto mais elevada for à pressão do fluido, maior será a possibilidade de ejeção da junta, é primordial que, para a seleção do material de vedação, seja indicada a pressão do fluido para que então, seja indicado um material com a resistência pertinente.
• União Flangeada: A correta harmonia e confiabilidade de que a junta irá ter uma longa vida útil se dá também pela verificação dos seguintes itens:
o Flange: ao se identificar que a aplicação se dá em flange frágil (vitrificado, com parede muito fina, ou de fibra de vidro reforçado por plástico) a Klinger deverá ser informada o limite de torque que o elemento possui.
o Parafusos/Tirantes/Prisioneiros e arruelas: Em par com a junta são o coração da vedação e responsáveis por manter um flange contra o outro mantendo a compressão na junta. A troca regular destes elementos é necessária já que estão sujeitos a grandes esforços mecânicos. Seu material e grau são importantes para determinarmos o torque com que a junta será instalada.
TIPOS DE MATERIAIS DE VEDAÇÃO
Papelão Hidráulico: são materiais compostos a base de fibras, elastômeros e aditivos, cuja principal função é a fabricação de juntas de vedação aplicadas em diversos segmentos industriais. As juntas de vedação de papelão hidráulico são utilizadas em processos de baixa a média criticidade, ou seja, com temperatura e pressões de baixa a média intensidade. As juntas macias mais utilizadas na indústria são:
• C-4201: Material de vedação com fibra de aramida e borracha NBR. Indicado para aplicações gerais com temperaturas e pressões moderadas. Compatível com óleo, solvente, água, vapor com baixa temperatura e outros produtos químicos em geral;
• C-4430: Material de vedação composto por fibra de vidro com borracha NBR. Este material tem uso universal com alto desempenho e excelente retenção de carga. Resistente à água, vapor, óleos, gases, soluções salinas, combustíveis, álcoois, ácidos moderados orgânicos e inorgânicos, hidrocarbonetos, lubrificantes e refrigerantes, é indicado para utilização em água, vapor, óleos, hidrocarbonetos, solventes e gases refrigerantes;
• C-4500: Material de vedação com alto desempenho, projetado para ser utilizado na indústria química. Material com fibra de carbono e borracha NBR;
• C-8200: Material de vedação com fibra de vidro e borracha Hypalon. Ótimo desempenho para utilização em meios ácidos, sendo uma alternativa para vedações em PTFE. Resistente a uma ampla variedade de fluidos ácidos.
PTFE: O politetrafluoretileno (PTFE) é um polímero fluorado sintético que possui diversas aplicações. Apresentados nas variáveis de PTFE Virgem, com carga e expandido, esse tipo de material pode ser utilizado na fabricação de juntas para aplicação em praticamente todos os segmentos industriais.
Segue mais informações referente ao material de PTFE mais utilizado na indústria:
• Produra: Quimicamente inerte e produzida a partir de PTFE virgem 100% expandido, este material de vedação é compatível com todos os produtos químicos (exceto flúor e metais alcalinos fundidos), apresenta excelente custo benefício para aplicações em produtos agressivos e é ideal para diminuir itens em estoque. Exclusivo para utilização industrial.
Grafite: A alta resistência a ácidos, soluções alcalinas e compostos orgânicos, fazem do grafite, um material adequado para fabricação de materiais de vedação. O material é utilizado para fabricação de laminados e juntas que, devido ao seu alto índice de pureza são adequados para aplicações com flutuações de temperatura e são resistentes a uma ampla gama de produtos químicos. Dentre os materiais de vedação a base de grafite, o mais utilizado na indústria é o PSM:
• Laminado de grafite PSM: Material de vedação composto por grafite com elevado grau de pureza e chapa metálica expandida. Material com inserção de chapa expandida, provendo excelente vedação com alta resistência mecânica em temperaturas e pressões elevadas. Material de vedação de alta qualidade, utilizado em uma grande faixa de aplicações industriais incluindo vapor, água quente, óleo térmico, hidrocarbonetos.
Juntas metálicas: Anéis metálicos usinados com precisão, projetados para serem utilizados com os flanges API 6B, ASME B16.5 e API 6BX (dependendo do estilo da junta). Esse material de vedação é frequentemente utilizado em aplicações offshore e alguns modelos podem ser adaptados para instalação submarina. Na indústria os anéis RTJ são muito utilizados.
• Anéis RTJ: Os RTJs são projetados para serem usados em aplicações de alta pressão e podem ser fabricados a partir de vários materiais para se adequar ao meio do processo e aos materiais do flange.
Semi-metálicas: Os materiais de vedação semi-metálicos, combinam a resistência do metal com a conformidade dos materiais de vedação macios como PTFE, grafite e mica. Este tipo de junta é destinado a aplicações com pressão e temperatura de moderada a alta e é aplicado em todos os ramos da indústria.
• Espiro-metálica: As juntas espirais têm a propriedade de acompanhar movimentos nos flanges causados pela variação de temperatura, pressão, rotação do flange e relaxamento dos prisioneiros.
Gaxetas: Fabricadas a partir de diversos tipos de fios e com várias formas de entrelaçamento, as gaxetas são materiais de vedação utilizados em sistemas hidráulicos e pneumáticos. As gaxetas são aplicadas em elementos axiais como cilindros, pistões e eixos em geral.
Os modelos de gaxetas mais utilizados na indústria são:
• KL-1057: gaxeta de PTFE com grafite incorporado. Ideal para todos os ramos da indústria em que o fluido seja livre de abrasivos
• KL-5777: fabricada a partir de fibra fenólica e lubrificada com PTFE, este modelo de gaxeta combina alta resistência mecânica com elevada retenção de lubrificante. Possui alto desempenho em aplicações rotativas onde é exigida flexibilidade e elevado grau de desempenho. Devido ao seu baixo coeficiente de atrito oferece melhorias significativas em aplicações rotativas, minimizando qualquer desgaste ao eixo ou as luvas.
• KL-8000: ideal para uma grande variedade de meios, incluindo vapor, óleos, graxa e diversos ácidos e álcalis, exceto onde exista a presença de agente oxidantes fortes e abrasivos. Trançada a partir de grafite expandido, este produto é auto lubrificante, quimicamente inerte, macio e compressível.